Notícias
Professores brasileiros embarcam para o Timor-Leste
Um grupo de 47 professores brasileiros embarca para o Timor-Leste, esta semana. Eles foram selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, entre 13 mil inscritos, para participarem do programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. O programa resulta de acordo firmado entre o Ministro da Educação do Brasil, Tarso Genro, e o Ministro da Educação, Cultura, Juventude e Esportes do Timor-Leste, Armindo Maia.
Os brasileiros permanecerão naquele país pelo período de um ano, ministrando aulas, em português, de disciplinas como matemática, física, e química, entre outras, visando a qualificação de docentes de diversos níveis. Também vão trabalhar em atividades de projetos e planejamento junto com representantes da universidade e do Ministério da Educação timorenses.
Segundo o presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães, trata-se de uma nova visão sobre a cooperação internacional, em que o Brasil pode dar contribuições positivas para recuperar os padrões culturais que o povo timorense perdeu ao longo de sua história recente. "Os professores terão uma tarefa gigantesca para o ensino de português e de ciências, preparando professores e jovens daquele país para retomarem o curso de sua história", salienta Guimarães.
Participantes - Há participantes de todas as regiões brasileiras. Do total de 47 professores, o maior número é da região Sudeste - 19, seguido pela região Nordeste, com 14 representantes
Para Denílson da Silva, professor de Física em Osório, RS, o fato de ter assistido, em 2004, a um documentário sobre o Timor, despertou sua solidariedade. "Estar do outro lado do mundo, com outra cultura, é um grande desafio. Mas me considero muito aberto e acredito que esses pequenos entraves serão logo superados", diz.
Na opinião de Tatiana Rodrigues Brommonschenken, professora de Química em Montes Claros, MG, a viagem ao Timor vai lhe proporcionar mais experiência profissional, além de uma nova experiência cultural. Para ela, toda a experiência transcultural representa um grande desafio, mas pensa que o maior dos desafios que terá pela frente serão os novos relacionamentos.
"Vou com o coração aberto, com carinho pelos timorenses. Estou louca para chegar", diz Jerusa Guijen Garcia, coordenadora de oficinas artístico-culturais em escolas da periferia de São Paulo. Ela acredita que ações desse tipo é que ficarão como positivo no saldo final da existência.
Amanhã, 29, embarcam 17 professores; os demais irão quarta-feira, 30. O embarque, nos dois dias, será feito no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 17h30. Antes da viagem, os professores serão vacinados contra encefalite japonesa. A vacina será aplicada por membros do Exército, gratuitamente, no próprio aeroporto, no período das 12h às 14h. (Fátima Schenini)
Os professores que vão participar da Missão Capes -Timor-Leste são os seguintes:
Gilmar Aparecido Viana do Nascimento-BA; Jailson Alves dos Santos-BA; Michelle Caldeira de Souza Silva-BA; Rodrigo Fabiano Souza dos Santos-BA; Salvador Alexandre Magalhães Gonzaga-BA; Wandelcy Peres Pinto-CE; Denílson Félix da Silva-DF; Erondina Barbosa da Silva-DF; Luciene Magda Lima Rocha-DF; Gisele Xavier Malheiros-ES; Rosangela Cruz Ferreira-GO; Raimundo Santos de Castro-MA; Lúcia Inês de Carvalho Veiga-MG; Lúcia Lopes Pinheiro Rocha-MG; Maíra de Freitas-MG; Saulo Furletti-MG; Tatiana Rodrigues Brommonschenken-MG; Walterlucio Rodrigues de Souza-MG; Cleonice Terezinha Fernandes-MT; Aubeny de Andrade Arruda-PA; Emerson Batista Gomes-PA; André Souto Witer-PB; Márcio Gutenberg F de Araújo-PB; Augusta Maria da Silva-PE; Carlos Antonio da Silva-PE; Ednauria Fontes-PE; Luiz Antonio Bernadinho da Silva-PE; Vinícius Guilherme Celante-PR; Cid Aimbiré de Moraes Santos-PR; Diane Almeida-RJ; Rosimeire de Souza Freitas-RJ; Sandra Rodrigues de Sá-RJ; Telma Castro-RJ; André Rafael dos Santos-RS; Denilson da Silva-RS; Karina de Aguiar-RS; Fabiana Cledi Strada Ribas-SC; Guido Valmor Buss-SC; Sandra Maria Xavier Beiju-SE; Ana Lúcia C. F. Souto-SP; Edson Luiz de Oliveira-SP; Eliana Aparecida Moreira-SP; Francisco José Barroso Falcão-SP; Jerusa Guijen Garcia-SP; Lotte Marianne Pires Renault-SP; Maria Inês Amarante-SP; Tarcísio Tinoco Botelho-SP.