Notícias
Representantes do MEC são homenageados no Planalto
O ministro da Educação, Tarso Genro; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; e o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, serão homenageados amanhã, 26, às 15h30, no Palácio do Planalto. Eles receberão medalhas e insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico, a serem entregues pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos.
No total, 96 cientistas e personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia receberão a homenagem. A Ordem, instituída em 1993, também possui uma medalha de prata, com a inscrição "Medalha Nacional do Mérito Científico", outorgada pelo presidente da República à pessoa jurídica que tenha se destacado pela realização de trabalho ou prestação de serviço relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico. No caso, a homenageada será a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, o chanceler. A Ordem tem um Conselho composto pelo ministro da Ciência e Tecnologia e pelos ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e da Educação. O secretário-executivo do ministério da Ciência e Tecnologia é o secretário-executivo da Ordem. A Academia Brasileira de Ciências é a responsável pelas atividades administrativas da Ordem, de acordo com convênio firmado com o ministério da Ciência e Tecnologia.
Comissão - A Ordem dispõe ainda de uma Comissão Técnica, constituída de nove personalidades de alto nível, incumbida de apreciar o mérito de cada proposta de nome para admissão ou promoção, bem como para a medalha. Mais informações pelo telefone (61) 317-7515. (Susan Faria - Assessoria de Comunicação do MEC)