Notícias
Tarso Genro e José Alencar lançam programa
Os ministros da Educação, Tarso Genro, e da Defesa, José Alencar, assinam nesta sexta-feira, 29, portaria interministerial para a criação do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa). A solenidade será às 11h30, na Sala de Atos do Ministério da Educação e contará com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e do secretário de Estudos e Cooperação do Ministério da Defesa, Rômulo Bini Pereira.
O Pró-Defesa vai financiar projetos de pesquisa sobre defesa nacional com o objetivo de promover a formação de mestres e doutores, estimular o ensino e integrar grupos de estudo sobre o tema. A previsão é que sejam disponibilizados cerca de R$ 800 mil por ano para o custeio de projetos. O primeiro edital será lançado no próximo mês.
Os estudos acadêmicos devem investigar temas como: cenários regionais de segurança e defesa; análise e avaliação de políticas públicas de defesa nacional; estudos estratégicos (guerra, combate e logística) e doutrina militar; teoria e história da guerra; relações entre civis e militares e sociologia das forças armadas; ciência, tecnologia e defesa nacional; indústria de defesa e poder político; missões de paz; conceitos de segurança e defesa; teoria e análise de relações internacionais e de segurança internacional; e atividades subsidiárias das forças armadas.
Seleção - Poderão participar do programa as instituições de ensino superior públicas ou privadas com cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC. Os trabalhos serão selecionados por uma comissão formada por integrantes da Capes e da Secretaria de Estudos e Cooperação do Ministério da Defesa. (Flavia Nery, da Assessoria de Comunicação do MEC)