Notícias
Brasil e China trabalham para cooperação educacional
Uma delegação de representantes do Ministério da Educação está na República Popular da China, para discutir os detalhes relativos à implementação do Programa Executivo de Cooperação Educacional para o triênio de 2006 a 2008, assinado entre os dois países, em novembro de 2005. A missão é chefiada pelo coordenador geral de Cooperação Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CGCI/Capes/MEC), Benício Schmidt.
Entre os temas que fazem parte do acordo assinado e que serão discutidos esta semana (de 20 a 24) estão a realização de atividades de cooperação, intercâmbio acadêmico entre as universidades dos dois países, envolvendo alunos, professores e pesquisadores de graduação e pós-graduação. Outra questão é o ensino de línguas, visando a difusão do português na China e do chinês no Brasil, com o envio de professores para lecionar nas universidades de cada país.
Uma delegação do Ministério da Educação da China (RPC) esteve na Capes, em junho de 2005. Liderada pelo diretor do Centro de Desenvolvimento dos Graus Acadêmicos e da Formação de Pós-graduação do Ministério da Educação, Wu Boda, a missão chinesa veio conhecer os programas da Capes. Na ocasião, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, fez uma apresentação sobre o funcionamento da instituição e destacou o fato de que os dois países possuem uma forte cooperação em áreas como biotecnologia, genética e espacial (satélites).
Integram a comitiva Ramiro Laterça, assessor internacional da Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu/MEC), Mathias Gonzalees Souza, gestor de planejamento da Secretaria de Educação a Distância do MEC (Seed), Vanessa Costa, da assessoria internacional do MEC. (Fátima Schenini)