Notícias
Mestrado profissional e avaliação são debatidos no CTC
{mosimage}
O mestrado profissional é um dos temas em discussão na 86ª Reunião do Conselho Técnico Científico (CTC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que se realiza hoje, 23 e amanhã. Os diretores de Programa da Capes, José Fernandes Lima e o diretor de Avaliação, Renato Ribeiro Janine, participam dos debates.
Os integrantes do CTC farão um balanço do seminário Para além da Academia - A pós-graduação contribuindo para a sociedade, que a Capes promoveu com os novos representantes de área, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em abril. O mestrado profissional foi assunto da área das engenharias. Em reunião realizada este mês, representantes e adjuntos da área das engenharias analisaram o documento resultante do seminário Para além da Academia e complementaram alguns pontos que consideraram necessários. Segundo Vahan Agopyan, representante da área de engenharia I, uma das contribuições apresentadas é a de que os profissionais não-doutores que irão fazer parte do corpo docente dos mestrados profissionais têm que ser elementos atuantes no mercado com, no mínimo, 10 anos de experiência no setor abordado e com realizações compatíveis com o propósito e a qualidade necessária para atuar no programa. "Não queremos um não-doutor que ainda não teve tempo de fazer doutorado porque ainda é jovem, queremos gente com experiência da indústria, pessoal altamente treinado. E a atuação desses instrutores deve ser restrita a disciplinas de caráter aplicativo das tecnologias e metodologias do programa", destaca. A área das engenharias recomenda, ainda, que a participação desses instrutores nos mestrados profissionais tenha o limite máximo de um terço do corpo docente permanente.
Até amanhã, 24, os integrantes do CTC irão discutir a regulamentação do artigo 2º da Portaria Capes 068/2004, que trata da categoria de docentes permanentes; cursos novos; regulamentação da biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD); e projeto do Portal Brasileiro de obras de Referência em Humanidades. (Fátima Schenini)