Notícias
Capes premia 38 teses de doutorado com bolsa
Brasília, 7/11/2006 - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) vai premiar na próxima quinta-feira, 9, as melhores teses de doutorado de 2005. Esta é a primeira edição do Prêmio Capes de Teses, iniciativa que contemplará 38 novos doutores de diversas áreas de conhecimento. A premiação será entregue pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, no centro de convenções do Naoum Plaza Hotel, às 8h30, em Brasília.
Os autores premiados receberão diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano. Aos orientadores das teses premiadas, será oferecido auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes.
O Prêmio Capes de Teses foi criado em 2005 para eleger as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. Este ano, a entrega do prêmio fará parte das comemorações dos 55 anos da Capes.
A solenidade integra o Seminário Avaliar para Avançar, também comemorativo dos 30 anos da avaliação da pós-graduação. O seminário será realizado nos dias 9 e 10 de novembro.
Avaliação - Nesta primeira edição do prêmio, foram inscritas 228 teses. Foi escolhida uma tese para cada área de conhecimento.
No julgamento dos estudos foram observadas a qualidade do trabalho, a originalidade e a relevância para o desenvolvimento do País. A avaliação dos candidatos envolveu 56 comissões e 198 consultores das mais diversas instituições de ensino superior. As teses vencedoras do Prêmio Capes de Teses foram automaticamente inscritas no Grande Prêmio Capes de Teses, que avaliou o conjunto das ganhadoras e escolheu as três melhores dentre elas.
Serviço - A programação do Seminário Avaliar para Avançar e a lista dos vencedores estão disponíveis na página eletrônica da Capes. (Ana Guimarães Rosa, da Assessoria de Comunicação do MEC)