Notícias
Capes começa coleta de dados da pós-graduação
Mais de três mil cursos de mestrado e doutorado no país iniciarão hoje, 31, o processo de preenchimento do aplicativo Coleta de Dados, um programa informatizado que reúne as informações do sistema nacional de pós-graduação. Entre os dados coletados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) estão números de estudantes, de doutores, de professores e de artigos publicados.
O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, ressalta que o aplicativo é um instrumento fundamental para avaliar a qualidade dos programas. "É a partir dele que toda a análise é feita". Segundo Janine, é muito importante o papel das instituições. "Esperamos precisão nas informações, com isso teremos qualidade".
A versão do Coleta Capes passou por mudanças tecnológicas e de conteúdo em 2005. Para a versão 2006 foram feitos somente ajustes com o objetivo de manter o sistema amigável e ágil. Além das informações relativas ao ano de 2005, os cursos deverão revisar e complementar os dados correspondentes ao ano de 2004.
Prazo - As instituições têm até o dia 30 de junho para preencher e enviar as informações referentes ao ano passado. O prazo para as correções do ano de 2004 vai até o dia 30 de setembro. Portanto, os cursos terão três meses para fazer as alterações em relação o ano de 2004, diante disso, é importante ressaltar que as correções devem ser definitivas, pois em 2007 o sistema não será aberto para outras modificações relativas a 2004. Outras informações sobre o procedimento estão no Manual do Usuário, no sítio da Capes. (Adriane Cunha)