Notícias
Intercâmbio Brasil-Argentina abre inscrições
O Programa Capes/SECyT, que apóia a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Argentina, nas diversas áreas do conhecimento, por meio do intercâmbio de professores e pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa dos dois países, está com inscrições abertas, on line, até 31 de julho próximo.
Criado em 1998, entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (SECyT) do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, o programa apóia projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica entre instituições de ensino superior brasileiras e argentinas. Esses projetos devem ter, entre seus objetivos, a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes; a troca de informações científicas, bem como a produção conjunta de documentação especializada e de publicações científicas e/ou técnico-científicas; a valorização intelectual e a aplicação conjunta dos resultados técnico-científicos dos cursos.
Cada equipe ou curso de pós-graduação poderá apresentar apenas um projeto, que deverá, obrigatoriamente, estar vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5,6,7. É necessário apresentar a concordância do curso de pós-graduação e da pró-reitoria de pós-graduação da instituição, apontando o interesse institucional no projeto. No caso de projeto em rede ou associado deve haver também a concordância da pró-reitoria da instituição co-participante.
Modalidades - A coordenadora adjunta de Cooperação Internacional substituta (CGCI/Capes), Fátima Battaglin, diz que o programa apóia o financiamento de missões de trabalho destinadas a atividades de ensino e pesquisa dos docentes da equipe proponente, e bolsas de estudos para doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Ela salienta que toda proposta de projeto que estiver com documentação incompleta ou for encaminhada fora do prazo previsto no calendário não será analisada. Mais informações estão disponíveis aqui. (Fátima Schenini)