Notícias
Brasil e Venezuela implementam ações na área de Educação
No âmbito do Memorando de Entendimento (MOU) assinado entre o Ministério do Poder Público de Educação Superior (MPPES) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) realizou-se em maio último a I Reunião da Comissão Executiva Binacional com o objetivo de dar prosseguimento à implementação das ações previstas no MOU assinado entre as duas instituições, durante a visita do Presidente Hugo Chavez no Brasil em março de 2008.
Dentre as ações iniciais que serão desenvolvidas estão a oferta de programas de bolsas de estudos, projetos conjuntos de pesquisa e centros associados, centros virtuais de estudos, bem como a realização de Seminários que visem dar suporte as atividades a serem desenvolvidas de comum acordo.
A primeira ação é consolidar atividades de cooperação entre a CAPES e o MPPES do Governo da Venezuela, de bolsa de estudos nas modalidades de mestrado e doutorado para estudantes venezuelanos que desejem cursar nas Instituições de Ensino Superior brasileiras nos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES, preferencialmente com nota igual ou superior a cinco levando em consideração as regras da CAPES.
A CAPES ficou responsável em divulgar o MOU entre as IES brasileiras que possam oferecer cursos aos estudantes venezuelanos, preferencialmente nas áreas de segurança alimentar, educação para o desenvolvimento social, ciências social, turismo, desenvolvimento ambiental, petróleo, gás e energia, e outras áreas que contribuam para o Plano de Desenvolvimento da Nação 2007-2013, da República Bolivariana da Venezuela.
As instituições que estejam interessadas em receber candidaturas de alunos de mestrado e doutorado para estudantes venezuelanos deverão encaminhar, até 06/07/2008, o formulário anexo para o e-mail: (rita.macedo@capes.gov.br), com informações sobre os cursos a serem oferecidos, de disponibilidade de vagas e os critérios de seleção. Estas informações serão repassadas ao MPPES.