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Capes recebe propostas para novos cursos de pós-graduação
As pró-reitorias de pós-graduação de instituições de ensino superior de todo o país já podem apresentar propostas para a criação de novos cursos de mestrado acadêmico, doutorado e mestrado profissional à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). As instituições interessadas devem preencher o Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) 2006. O instrumento, que pode ser acessado no portal da Capes, desde ontem, 21, é o meio usado pelas pró-reitorias para detalharem seus projetos.
À edição 2006 do APCN foram incorporadas as sugestões de melhorias dos usuários do sistema. Do total de 507 propostas encaminhadas em 2005, 158 programas de pós-graduação preencheram o item "sugestões", incluído pela Capes para aperfeiçoar o sistema. A maior parte das sugestões foi atendida e tratava de alterações técnicas. Outra reivindicação atendida foi a ampliação do prazo para o preenchimento do aplicativo. Na edição anterior, as coordenações de pós-graduação tiveram 45 dias para fazer o trabalho; agora terão mais de 90 dias.
O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, espera que o APCN 2006, ao ser aberto com antecedência, permita que as instituições possam preenchê-lo com mais tranqüilidade. Para Janine, a grande novidade na antecipação da abertura e na fixação do fechamento do APCN para o final de março, é que um razoável número de cursos poderá ser aprovado a tempo de eles entrarem em funcionamento, já no segundo semestre de 2006.
"Com efeito, no ano que está terminando, o APCN fechou mais tarde e, já em setembro, aprovamos um número bastante respeitável de propostas - que, porém, em função da data, só poderão ser implementadas em março de 2006. É claro que não podemos prometer uma data final de apreciação, porque projetos podem requerer esclarecimentos, complementação e até visitas; mas, com a mudança no prazo, estamos dando chance de que um certo número de projetos seja atendido já no ano de 2006," diz o diretor.
De acordo com a coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, Rúbia Silveira, para preencher de forma adequada o aplicativo é importante que os usuários façam a leitura do Manual de Preenchimento. "Nele estão os detalhes e as orientações para que as pró-reitorias consigam apresentar da melhor maneira suas propostas de criação de cursos", explica. No documento eletrônico eles devem comprovar a capacidade de oferecerem um curso de qualidade. Entre as informações necessárias estão a qualificação do corpo docente, a produção científica de cada um, as instalações de laboratórios, e a capacidade de produção de conhecimento. O APCN ficará aberto para envio das propostas até o dia 31 de março de 2006.
Histórico - A primeira edição do APCN foi lançada em junho de 2004. Desde lá, houve um aperfeiçoamento do instrumento com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade para as pró-reitorias das instituições e para os comitês de área que realizam a avaliação anual. A Capes recebeu, no ano passado, 442 pedidos de abertura de novos cursos. Em 2003, foram 440 propostas inscritas e, em 2002, 380. Nos últimos três anos foi aprovada a criação de 582 novos cursos no país. (Assessoria de Imprensa da Capes)