Notícias
Cabo Verde acessa pela primeira vez textos científicos brasileiros
{mosimage}
Professores e pesquisadores cabo-verdianos começaram a acessar, de forma experimental, a base de textos científicos do Brasil que integra o Portal de Periódicos criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O primeiro acesso ocorreu na quarta-feira, 12, no Núcleo Operacional da Sociedade da Informação (NOSI) de Cabo Verde.
O coordenador geral de Informática da Capes, Adi Balbinot, realizou o teste e disse que agora a mesma operação será feita em outros institutos de pesquisa. Balbinot verifica as condições técnicas dos centros universitários de Cabo Verde para a instalação da base de dados. Ele integra a missão do Ministério da Educação que está realizando uma série de encontros e atividades na área de educação na cidade de Praia, em Cabo Verde. Até 14 de outubro, será feito um diagnóstico da situação do sistema de ensino do país africano.
A base de dados é usada por meio eletrônico e apresenta textos completos de títulos brasileiros, resumos de estudos científicos, patentes e o Banco de Teses da Capes, com 175 mil teses nacionais.
A Capes também está ajudando no planejamento de gestão da universidade pública de Cabo Verde, na criação de um sistema nacional de pesquisa, e também na realização da primeira Feira Universitária do Livro daquele país. (Adriane Cunha)