Notícias
Inscrições abertas para professor estrangeiro
Cursos de doutorado de instituições brasileiras de ensino superior interessados em convidar professores estrangeiros para atividades de docência e pesquisa, no ano letivo de 2007, têm prazo até o próximo dia 15 de julho para o encaminhamento de candidaturas ao programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE). O programa, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), oferece bolsas com duração de três a doze meses.
De acordo com a analista em Ciência e Tecnologia da Capes, Jussara Prado, incentivar a vinda de professores estrangeiros de reconhecida competência em suas áreas de atuação é uma forma de apoiar a pós-graduação brasileira. Para ela, "a formação e a experiência profissional desses professores visitantes devem representar uma contribuição inovadora".
As candidaturas deverão ser encaminhadas primeiramente às pró-reitorias de pós-graduação das instituições, para serem devidamente priorizadas. Poderão ser concedidas até duas bolsas, por instituição.
Requisitos - O candidato deve ter obtido o título de doutor há cinco anos, no mínimo; estar efetivamente atuando no exterior, e não possuir visto permanente no Brasil. Os benefícios do PVE são: passagem aérea internacional; auxílio-instalação para as visitas com duração igual ou superior a quatro meses, e mensalidade no valor equivalente aos vencimentos da carreira do magistério superior adotada pelas universidades federais brasileiras. Para o enquadramento, será considerado o Currículo Lattes do candidato. Os interessados podem obter mais informações no edital do PVE. (Fátima Schenini)