Notícias
Capes participa de missão ao Oriente Médio
Estreitar acordos de cooperação educacional com Líbano, Síria, Israel e Reino Unido é o objetivo da viagem do ministro da Educação, Fernando Haddad, de 26 de fevereiro a 9 de março. Pela primeira vez na história, um ministro brasileiro da Educação visita o Oriente Médio para celebrar parcerias. "O presidente Lula tem destacado, desde que assumiu o governo, a importância dos laços do Brasil com o Oriente Médio, com países árabes, sobretudo", lembrou o chefe da assessoria internacional do MEC, Alessandro Candeas.
O foco das parcerias é o ensino superior. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, participa da missão. Um dos objetivos é a troca de experiências, entre pesquisadores da pós-graduação, que possam contribuir para o desenvolvimento da região do Semi-Árido nordestino, entre outras ações. Além de acompanhar a agenda, Guimarães participa de diversas reuniões de trabalho que definirão as ações entre o Brasil e os países visitados.
O incentivo ao ensino bilíngüe do árabe e do hebraico no Brasil e da língua portuguesa no Líbano também está na agenda do ministro. De acordo com Alessandro Candeas, há acordos semelhantes entre Brasil, Síria e Israel, que devem ser ampliados a partir da viagem. "Com a visita do ministro Haddad, também serão firmados acordos em educação a distância e ensino técnico e profissional", disse Candeas. A idéia, segundo ele, é ampliar o intercâmbio acadêmico entre professores orientais e brasileiros, por meio da realização de seminários, eventos conjuntos e publicações científicas.
Reino Unido - Depois do Oriente Médio, Haddad segue para o Reino Unido, em 6 de março, para acompanhar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Lá, será firmado um acordo que vai reforçar a alfabetização em países africanos. O Brasil vai oferecer apoio na formação de professores e o Reino Unido os recursos técnicos.(Assessoria de Comunicação do MEC)