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Capes/MEC adota novos critérios para abertura de cursos de pós-graduação
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Eficiência na coleta de informações e agilidade no processo de avaliação são as principais características do novo formato do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN), que foi lançado hoje à tarde, 15, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC). "Há mudanças essenciais de formato e na análise, que irão significar ganhos de conteúdo e qualidade na avaliação das propostas. Com certeza um avanço para a pós-graduação brasileira", afirmou Jorge Guimarães, presidente da Capes.
A apresentação do novo formato foi feita por Guimarães na reunião do Conselho Superior da Capes e teve a presença do Ministro interino da Educação,Fernando Haddad. O instrumento, disponibilizado no sítio da Capes, é o meio usado pelas pró-reitorias das instituições de ensino superior para apresentarem as propostas de cursos novos de mestrado e doutorado no país, a serem avaliadas pela Capes.
Os coordenadores dos projetos terão 45 dias para preencheram o APCN. No documento eletrônico eles devem comprovar a capacidade de oferecerem um curso de qualidade. Entre as informações necessárias estão a qualificação do corpo docente, a produção científica de cada um, as instalações de laboratórios e, a capacidade de produção de conhecimento.
O novo modelo apresenta uma disposição mais simplificada e acessível ao usuário. Uma das melhorias é a consolidação do currículo dos professores, pesquisadores, mestres e doutores que irão compor o corpo docente. Nesta versão do APCN 2005, eles terão que preencher três planilhas que o permitirão uma melhor visualização das informações por parte da banca examinadora. De acordo com o presidente da Capes, as tabelas seguirão a linha quem somos, o que somos e o que faremos, o que significa demonstrar o mais amplo cenário do programa de pós-graduação a que a universidade está se propondo. "Neste aspecto obtemos um avanço no item comparação, quando for necessário confrontar um curso com outro da mesma área de conhecimento, usaremos estas tabelas", exemplifica Guimarães.
Ainda no quesito conteúdo será preciso cadastrar as produções de cada docente nos últimos três anos, especialmente para docentes permanentes e assinalar as cinco produções mais importantes da sua vida acadêmica. Isso irá demonstrar um cenário mais completo sobre as atividades acadêmicos do professor participante do programa. Nas avaliações anteriores era exigido um período ou outro.
Outra singularidade é a inclusão de uma manual que irá orientar na formatação das propostas. No ano passado, foram encaminhados à Capes 442 pedidos de abertura de novos cursos. Em 2003, foram 440 e em 2002, 380 propostas inscritas. Nos últimos três anos, foram aprovados no país a criação de 582 novos cursos.
Mestrado profissional - Para as propostas de mestrados profissionais haverá planilhas adequadas às suas peculiaridades. Em breve será lançado o APCP - Aplicativo para Propostas de Cursos Novos para Mestrado Profissional.
Histórico - A primeira edição do APCN foi lançada em junho do ano passado. De lá para cá, houve um aperfeiçoamento do instrumento com objetivo de oferecer um serviço melhor para as pró-reitorias das instituições e para os comitês de área que realizam a avaliação anual. Anteriormente, as propostas eram encaminhadas a Capes por meio de dois instrumentos eletrônicos chamados de Sistema Nacional de Pós-graduação e carta-consulta.(Adriane Cunha)