Notícias
Novo presidente da Andifes quer fortalecer vínculo com a Capes
{mosimage}
O novo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes Federais de Ensino Superior (Andifes), Paulo Speller, esteve reunido nesta terça-feira, 5, com a diretoria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). No encontro, Speller reafirmou os laços entre as duas instituições e solicitou ao presidente da Capes, Jorge Guimarães, a inclusão de um representante da Andifes no Conselho Superior da Capes. "Nossa representação no Conselho aumentaria ainda mais os vínculos entre a Capes e os reitores das instituições. E queremos contribuir no desenvolvimento do sistema de pós-graduação", afirmou Speller.
Guimarães concordou com a sugestão e já convidou a instituição a participar como ouvinte até formalizar a inclusão. Outro ponto abordado pelo presidente da Andifes foi sobre a importância do programa Acelera Amazônia, financiado pela Capes. Segundo ele, os reitores das universidades localizadas na região Amazônica solicitaram a continuidade do programa. O presidente da Capes disse que o Acelera Amazônia está garantido no orçamento já que foi incluído como uma ação do Plano Plurianual do governo federal para 2007. "Este ano, conquistamos novas fronteiras", completou.
Também foram discutidas novas alternativas de apoio aos cursos de pós-graduação com conceito três. Uma das propostas seriam projetos conjuntos de pesquisa entre cursos três, cinco, seis ou sete, com o apoio da Capes. "Seria um incentivo. Os cursos de nota superior a cinco alavancariam os cursos de nota três das instituições federais de ensino superior", disse Guimarães.
Participaram da reunião o reitor da Universidade Federal de São Carlos e diretor executivo da Andifes, Oswaldo Baptista Duarte Filho, a diretora de Administração da Capes, Denise Neddermeyer, o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, o coordenador geral de Cooperação Internacional, Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, e a assessora da diretoria de Avaliação, Maria Auxiliadora Nicolato. (Assessoria de Imprensa da Capes)