Notícias
Portal de Periódicos da Capes será implementado em Cabo Verde
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) integra a missão do Ministério da Educação que estará a partir de segunda-feira, 10, realizando uma série de encontros e atividades na área de educação na cidade de Praia, em Cabo Verde. O coordenador geral de Informática da Capes, Adi Balbinot, irá verificar as condições técnicas dos institutos e centros universitários de Cabo Verde para a instalação da base de dados científicos chamada Coleção Capes, que integra o Portal de Periódicos da agência.
A base de dados é usada por meio eletrônico e apresenta textos completos de títulos brasileiros, resumos de estudos científicos, patentes e o Banco de Teses da Capes com 175 mil teses nacionais. De acordo com o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, o serviço será muito importante para os pesquisadores e professores cabo-verdianos, porque eles terão acesso às descobertas científicas e poderão estreitar as relações com o Brasil no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Balbinot irá avaliar a viabilidade da implementação. "Precisamos ver as condições dos computadores, do serviço de informática deles e do acesso à internet. Além disso, temos que fazer a conexão com o sistema de informática da Capes. Já na segunda-feira espero fazer o primeiro teste de acesso", adiantou.
A definição da missão internacional foi acertada durante um encontro na Capes, no mês de agosto, entre o presidente da instituição, Jorge Guimarães, e o presidente da Comissão Nacional para a Instalação da Universidade de Cabo Verde, Antônio Correia da Silva. O grupo é composto por representantes das áreas internacional, ensino superior, e pós-graduação do Ministério da Educação, Ministério das Relações Exteriores e Embrapa. Até 14 de outubro, eles farão um diagnóstico da situação do sistema de ensino do país africano.
O serviço de cooperação técnica que está sendo prestado ao governo de Cabo Verde atende as prioridades da política externa do governo do Presidente Lula. A agência irá ajudar ainda no planejamento de gestão da universidade pública de Cabo Verde, na criação de um sistema nacional de pesquisa, e também na realização da primeira Feira Universitária do Livro daquele país. (Adriane Cunha)