Notícias
Portal dá espaço à produção científica da América Latina
O periódico científico canadense Comparative Biochemestry and Physiology (Bioquímica e Fisiologia Comparada), um dos 9.640 presentes no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) lança pela primeira vez edição dedicada, exclusivamente, à produção científica latino-americana. As próximas três edições também serão destinadas à ciência da região.
A série, batizada de The Face of Latin American Comparative Biochemestry and Physiology (A face da Bioquímica e Fisiologia Comparada da América Latina), foi proposta pelo professor Marcelo Hermes, da Universidade de Brasília (UnB), um dos colaboradores da revista. "É uma iniciativa pioneira. É raro um periódico científico internacional dedicar tanto espaço, de uma só vez, à produção latino-americana", ressalta Hermes. No editorial do primeiro volume, Hermes escreve sobre o crescimento da produção científica e os investimentos em ciência e educação nos países da América Latina.
O professor explica que a fisiologia e a bioquímica comparada são ramos das ciências biológicas que, por meio do cotejo dos processos bioquímicos e fisiológicos, pesquisam animais da mesma espécie em locais diferentes. Hermes explica ainda que, por meio da comparação, é possível descobrir aplicações médicas, veterinárias, ambientais, além de contribuir para o estudo evolutivo.
Ao todo, serão mais de 100 artigos latino-americanos publicados sobre o tema, uma iniciativa que reúne mais de 300 pesquisadores dos diversos países da região. Neste primeiro volume são 24 artigos, sendo que a maior contribuição vem do Brasil com nove, e do México com seis. Entre eles, há um estudo desenvolvido pelo professor Ramón Rodrigo, em roedores, sobre o efeito protetor que o consumo moderado de vinho tinto ocasiona aos rins. O efeito, também observado em humanos, está associado a um aumento de moléculas antioxidantes no sangue, que elevam a regulação da atividade de enzimas antioxidantes do órgão. Os artigos e o editorial da revista podem ser acessados por meio do Portal de Periódicos da Capes. (Assessoria de Imprensa da Capes)