Notícias
Projeto de educação e saúde é apresentado na Bahia
Um dos distritos brasileiros com menor grau de escolaridade e renda per capita, Monte Gordo, localizado no município de Camaçari, a 30 quilômetros de Salvador (BA), será visitado nesta quinta-feira, 11, por um grupo de professores, pesquisadores e representantes governamentais. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, integra a comissão convidada e irá acompanhar a implantação do projeto Promoção da Saúde por Meio de Pesquisa e Educação em Monte Gordo.
O projeto é uma parceria da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), da Fundação Baiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da prefeitura de Camaçari e da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). O grupo desenvolve ações de promoção à saúde na Escola Municipal Amélia Rodrigues, que possui 1.450 alunos do nível médio.
Durante os últimos três anos, foram diagnosticados vários problemas de saúde, entre eles, elevado risco de doenças sexualmente transmissíveis, Aids, gravidez na adolescência, inadequações nutricionais, violência, doenças cardiovasculares e parasitoses. De acordo com o diagnóstico dos pesquisadores, os fatos indicam uma comunidade carente e vulnerável da área rural do estado da Bahia.
Dois consultores da Capes da área de saúde pública, Emmanuel Burdmann e José Roberto Lapa, irão avaliar as ações. A análise irá contar para a aprovação da proposta encaminhada à Capes sobre a parceria do curso de pós-graduação em medicina e saúde humana da escola de medicina baiana em consórcio com a Fiocruz.
Palestras - Na sexta-feira, 12, às 8h, o presidente da Capes faz palestra na Fiocruz, no Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz (Rua Waldemar Falcão, 121, Candeal) sobre pós-graduação e biotecnologia. Das 10h às 12h, na sede da Fapesb (Colina de São Lázaro, 203), Guimarães fala sobre cursos de pós-graduação no Nordeste e parcerias. (Adriane Cunha)