Notícias
Encerrado prazo para envio de dados da pós-graduação
O Aplicativo Coleta de Dados Capes encerrou nessa quinta-feira, 18, o prazo para o recebimento das informações sobre os cursos de mestrado e doutorado brasileiros. O sistema informatizado é um instrumento criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) para a avaliação da qualidade dos programas de pós-graduação do país. Do total de 1.988 programas que deveriam encaminhar seus dados, 95% preencheram os formulários.
Para o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, além de fornecer informações para a avaliação, o Coleta constitui a mais importante fonte de dados sobre a pós-graduação brasileira. "Vemos com satisfação a cooperação da comunidade no preenchimento do Coleta. A qualidade das informações irá permitir uma avaliação mais precisa e criteriosa da realidade dos cursos", disse.
Por meio do Coleta é possível identificar o número de estudantes, de professores e da produção científica no país, além de outros indicadores da pós-graduação sctrito sensu. A versão do Coleta Capes 2005 passou por mudanças tecnológicas e de conteúdo. A agência iniciou um processo de melhorias com objetivo de tornar o sistema mais amigável e ágil, mas com a manutenção da excelência na avaliação.
Os 112 programas que não concluíram o envio de suas informações terão uma nova oportunidade na próxima semana. Na quinta e sexta-feira, 25 e 26 de agosto, a Capes receberá as informações por meio do email coi@capes.gov.br. (Assessoria de Imprensa da Capes)