Notícias
Doutores debatem ecologia e economia em Fortaleza
Ex-bolsistas do programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) apresentam hoje, 29, e amanhã, em Fortaleza (CE) os resultados de suas pesquisas. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, o coordenador-geral da Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt e o presidente do DAAD, Theodor Berchem, participam, às 14h, da abertura do seminário Proteção do meio-ambiente para o desenvolvimento econômico e sustentável.
O encontro acontece uma vez por ano de forma alternada entre o Brasil e a Alemanha. Nesta edição, os pesquisadores irão discutir a relação da ecologia e da economia. Um dos estudos mostra que a partir da perspectiva macroeconômica, a diminuição da poluição nos mananciais hídricos resulta em uma melhoria das reservas de água potável, conseqüentemente, os gastos no setor da saúde são reduzidos. Desde 2002, a Capes já concedeu neste programa mais de 400 bolsas.
Na programação estão previstas apresentações brasileiras e alemãs na área de resíduos, água, energia e discussão sobre projetos de relevância econômica para o futuro. A palestra inaugural será feita por Timo Goeschl, doutor em economia ambiental. Ele falará sobre Mudança de paradigma na discussão sobre ecologia, às 14h30. (Adriane Cunha)