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Sistema de pós-graduação brasileiro é apresentado para japoneses
Representantes dos ministérios da Educação do Brasil e do Japão estarão reunidos hoje, 25, e amanhã, 26, em Tóquio, para trocar informações sobre os sistemas de ensino básico, profissional e tecnológico, superior e de pós-graduação. A promoção e o financiamento de projetos conjuntos entre grupos de pesquisa brasileiros e japoneses serão discutidos pela diretora de Administração da Capes, Denise Neddermeyer, que integra a missão.
O grupo é integrado por representantes da secretaria de Educação Especial do MEC, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Assessoria Internacional do MEC, e Itamaraty. No dia 27, na Embaixada do Brasil, a missão tem encontro com a Associação das Escolas Brasileiras no Japão.
Na terça, o MEC fará três apresentações. A primeira será sobre a estrutura dos sistemas educacionais: acesso e ações de inclusão para negros, indígenas, jovens e adultos; transporte, merenda, livro didático e bibliotecas escolares; educação profissional; educação a distância; educação ambiental e no campo. A segunda, sobre os programas para a melhoria da qualidade da educação: as políticas de educação infantil e do ensino fundamental, formação de professores da educação básica, gestão da educação básica, avaliação, produção de materiais multimeios.
A terceira apresentação se refere à educação de brasileiros no Japão: o funcionamento das escolas, censo escolar das escolas no exterior, apoio à aquisição de livros didáticos, apoio à formação docente a distância, inspeção de escolas no Japão.
Na quarta-feira, o MEC abordará cinco programas e ações: educação profissional e tecnológica, pesquisa e avaliação educacional, Escola Aberta, educação a distância e educação especial.
A experiência japonesa - Ao mesmo tempo em que vai mostrar o mapa da educação no Brasil, o programa da reunião bilateral prevê exposições sobre a experiência japonesa em cada um dos itens. Ao final, os representantes do MEC e do Japão vão formular um memorando de entendimento que será submetido à apreciação dos ministros da Educação dos dois países. O objetivo é preparar uma possível parceria, a ser assinada na visita que o ministro Fernando Haddad fará ao Japão em 2006. (Assessoria de Comunicação do MEC)