Notícias
Começa análise de propostas de intercâmbio entre Brasil e Argentina
Os projetos de pesquisa conjuntos entre Brasil e Argentina começam a ser julgados nesta segunda, 26, em Buenos Aires. O Programa de Centros Associados de Pós-graduação, realizado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e a Secretaria de Políticas Universitárias da Argentina estimula a parceria acadêmica entre os dois países e financia o intercâmbio de docentes e alunos de pós-graduação.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, a assessora técnica da Cooperação Internacional da agência, Ivana Ferreira, o secretário de Políticas Universitárias da Argentina, Juan Pugliese, e a coordenadora de Programas de Internacionalização, Gabriela Siufi, estarão reunidos hoje na sede da secretaria (Rua Pizzuno, 935, Buenos Aires) para avaliar as propostas. Serão analisados 10 projetos de diversas áreas, entre elas, educação, química, saúde coletiva e agronomia. Também será avaliada a renovação de outros 10 projetos que estão em andamento.
Os pesquisadores e alunos dos programas selecionados poderão participar de missões de trabalho e de estudo. A Capes fornecerá bolsas e financiamento para o deslocamento. Cada projeto terá a duração de dois anos. Neste período, os integrantes dos grupos de pesquisa deverão realizar uma série de atividades, como co-orientação de teses, análise das estruturas curriculares dos cursos de pós-graduação nas respectivas áreas, e intensificar a produção científica. Em 2002 e 2003 foram feitas, por meio deste programa, 14 missões de trabalho e 10 de estudo. (Adriane Cunha)