Notícias
Capes aperfeiçoa sistema Qualis
A nova tabela Qualis já está disponível na página da Capes. O sistema é o resultado da classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós- graduação para a divulgação da produção intelectual de professores, pesquisadores e estudantes. Criado em 1998, o Qualis é referência no meio acadêmico e atende a necessidades específicas do sistema de avaliação. As publicações são divididas em categorias indicativas de qualidade - A, B ou C - e do âmbito de circulação - local, nacional ou internacional.
O projeto de aprimoramento do Qualis foi desenvolvido tendo em vista a superação de problemas constatados a partir da utilização do instrumento desde sua criação. Entre esses, mereceu particular atenção o altíssimo porcentual de inconsistências verificadas nas informações fornecidas pelos programas de pós-graduação e nas relações divulgadas pela própria Capes. De acordo com o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, as melhorias realizadas em 2005 fazem parte de um projeto de aprimoramento permanente do Qualis que terá continuidade em 2006. "Verificamos que ao longo dos anos ocorreram problemas de preenchimento como, por exemplo, um mesmo periódico com título com grafias das mais diversas, ISSN's diferentes ou não indicados, registro de um título com ISSN correspondente a outro. Tudo isso prejudicava a classificação dos periódicos", explica.
Tal projeto, centrado no objetivo de tornar o Qualis mais preciso, sem equívocos e uma ferramenta que auxilie a comunidade acadêmica a identificar as publicações de maior vigor científico e, portanto, mais adequadas à formação de recursos humanos pós-graduados, atendeu às diretrizes estabelecidas pela diretoria da Capes e discutidas com os representantes e comissões de área da agência e com o Conselho Técnico-Científico.
Sua concepção foi baseada em levantamento e plano elaborados pelo assessor técnico da Capes, Ricardo Lourenço. Segundo Lourenço, a primeira etapa executada centrou-se em uma relação inicial de periódicos (identificada como "Tabela Referência" ou, mais informalmente, como "Tabela Azul") constituída por pouco mais de 5.300 títulos, nos quais foram publicados cerca de 95% de todos os artigos informados pelos programas de pós-graduação no triênio 2001-2003, por isso considerada prioritária. Ficaram para uma segunda etapa de trabalho, a ser logo iniciada, os quase quatro mil títulos (que cobriam apenas cerca de 5% da produção indicada pelos cursos no referido triênio) e os novos títulos indicados pelos programas, mas que serão cadastrados quando do tratamento das informações correspondentes ao ano-base de 2005. Lourenço acrescenta que 90% dos títulos da tabela de referência do sistema foram atualizados.
Para Rúbia Silveira, coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, "todo este trabalho facilitará enormemente o trabalho dos representantes de área durante as avaliações realizadas pela Capes, daqui por diante". O Qualis ora disponibilizado limita-se à "Tabela Referência" ou "Tabela Azul", isto é, à relação já devidamente trabalhada e corrigida, com os atributos, nível de circulação e qualificação, consignados aos títulos pelas diferentes comissões de área.
Segundo a Diretoria da Capes os avanços neste instrumento poderão ser constatados pelos usuários do sistema. Na visão de Janine Ribeiro, agora a comunidade possui um Qualis correto, sem erros, fruto de um grande esforço da agência e dos comitês de área. Resultado ainda mais importante do trabalho concluído será a incorporação ao Coleta Capes da "Tabela Azul" com o novo aplicativo Qualis a ser disponibilizado em 2006. Ela será a tabela default a ser fornecida para facilitar e possibilitar o preenchimento do Coleta de maneira confiável, amigável e sem os erros mencionados. Obviamente, poderão ser indicadas e, portanto, incluídas no Coleta, as publicações em novos periódicos ou outros ainda não constantes da "Tabela Azul", mas será necessário, nestes casos, que o curso preencha os dados de tais periódicos com informações seguras, completas e corretas, de modo a possibilitar aos comitês de área a indicação inequívoca de novas adições à Tabela Azul. A classificação é feita ou coordenada pelo representante de cada área e passa por processo anual de atualização
Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, "o aperfeiçoamento do Qualis significa um grande avanço no aprimoramento dos processos de avaliação e acompanhamento dos cursos, pois este instrumento é a "cara" da pós-graduação brasileira, sendo também o banco de dados mais condensado, acessível e atualizado, disponibilizando de forma transparente os dados quali-quantitativos de mais de 90% da produção científica nacional". (Assessoria de Imprensa da Capes)