Notícias
Bolsas de pós-graduação terão aumento
{mosimage}
As bolsas de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT) serão reajustadas em 10%, ainda neste ano. O anúncio foi feito pelo Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e pelo Ministro da Educação em exercício, Nelson Maculan, na abertura da 58ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A cerimônia foi realizada neste domingo à noite, 16, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Segundo o ministro Sérgio Resende, o Brasil vai formar mais de 10 mil doutores este ano. Ele destacou a participação dos empresários no incentivo à pesquisa nacional e lembrou que o tema da reunião da SBPC este ano é SBPC&T; - Semeando Interdisciplinaridade. Para Resende, somente agora o Brasil dá inicio a uma cultura de inovação e também uma integração entre as agências e órgãos federais, que dispõem de uma estratégia de ciência e tecnologia. Nelson Maculan salientou o papel da UFSC na região Sul e afirmou que uma educação superior de qualidade está ligada à pesquisa e à extensão de qualidade.
O presidente da SBPC, Enio Candotti, manifestou preocupação com o grande número de leis existentes no Brasil. "Não haverá desenvolvimento científico em nosso país se continuarem a vigorar todas essas leis. Ou reformulamos as leis ou morreremos asfixiados por elas", disse.
Homenagens - A pesquisadora e cientista Glaci Zancan, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que exerceu a presidência da SBPC no período de 1999 a 2003, foi homenageada pela comunidade científica brasileira. Outro homenageado foi o professor Caspar Erich Stemmer, ex-reitor da UFSC.
Também participaram da cerimônia de abertura os ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, a secretaria especial de Política para as Mulheres, Nilcéa Freire, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o reitor da UFSC, Lúcio José Botelho e o reitor da UDESC, Anselmo de Moraes, entre outras autoridades. O encontro prossegue até sexta-feira, 21, no campus da UFSC, com palestras, debates e simpósios, além de uma série de eventos artísticos voltados para a promoção da cultura regional. (Fátima Schenini)