Notícias
Capes discute ampliação de parceria com instituições italianas
O intercâmbio científico e a formação de doutores nas áreas de tecnologia de alimentos e biotecnologia serão discutidos a partir desta quinta-feira, 25, por uma missão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), na Itália. A missão chefiada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, terá uma série de encontros com os representantes da Universidade de Parma e do Instituto Politécnico de Turim.
Juntamente com Guimarães estarão os reitores das universidades federais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, José Carlos Ferraz Hennemann e Ronaldo Tadêu Pena, além do professor da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos) e representante da área de engenharia três da Capes, João Fernando Gomes de Oliveira. Juntos com os reitores das duas instituições italianas discutirão a ampliação do acordo já assinado com o Instituto de Turim e a realização de novas parcerias.
Edital - Em 2005, a Capes assinou um acordo de cooperação com o Politécnico de Turim para as áreas de engenharia e arquitetura. As inscrições para bolsa de pós-doutorado e doutorado-sanduíche estão abertas até 30 de julho. Os selecionados poderão ter uma experiência de seis a 12 meses, na instituição, que é considerada um dos mais importantes centros de estudos italianos. O Politécnico de Turim é referência em estudos nas áreas de engenharias e arquitetura, principalmente em design.
Essa é a primeira seleção. O objetivo é incentivar a mobilidade de estudantes de excelência nas duas habilitações. Cada candidato, que deverá ser apresentado por programa de doutorado recomendado pela Capes, precisará comprovar, entre outras coisas, estar regularmente matriculado, e dedicar-se em regime integral às atividades acadêmicas. É necessário, também, apresentar a concordância do orientador brasileiro em participar e acompanhar as atividades, bem como em dividir a orientação com o colega italiano.
Avaliação - A avaliação das candidaturas e a seleção dos aprovados serão feitas, em conjunto, pela Capes e o Instituto Politécnico de Turim. Os selecionados terão direito a auxílio instalação; seguro saúde; bolsas mensais 1.100,00 euros (cerca de R$ 3 mil); e passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional. Os resultados serão divulgados em agosto e o início das atividades está previsto para setembro. Acesse aqui o edital. (Adriane Cunha)