Notícias
Pós-graduação brasileira firma acordo internacional para área agrícola
{mosimage}
Um novo acordo de cooperação internacional dá impulso à pesquisa agropecuária nacional. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) firmou parceria com a Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen. A instituição pública ligada ao Ministério da Agricultura da Holanda é referência na pesquisa agropecuária, principalmente no desenvolvimento tecnológico de alimentos.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, ressalta que o acordo irá beneficiar as instituições de ensino superior brasileiras com pós-graduação reconhecida pelo MEC. "Significa um reforço para o desenvolvimento das ciências agrárias no Brasil. O país tem tido um sucesso muito grande nessa área, mas é preciso manter a nossa comunidade científica bem próxima dos avanços tecnológicos".
Segundo Guimarães, a inovação é constante neste setor, por isso o acordo permitirá o intercâmbio de pesquisadores, a capacitação de estudantes da pós-graduação brasileira e troca de informações científicas. "Esta universidade holandesa é uma instituição especializada, de alto padrão, vamos formar doutores lá. A prioridade será para o doutorado-sanduíche", explicou.
O edital para seleção de grupos de pesquisa e estudantes será lançado no segundo semestre deste ano. O foco do programa serão as ciências agrícolas, de alimentos, botânica, zoologia, ambientais, biotecnologia e ainda econômicas e sociais.
A cerimônia de assinatura teve a presença do reitor da instituição, Bert Speelman e do diretor de relações internacionais, Peter Zuurbier. Segundo Speelman, o acordo tem extrema importância para a universidade holandesa e para o país. "Temos tido uma boa experiência com os estudantes brasileiros e queremos ampliar o intercâmbio", disse. Atualmente, a Universidade de Wageningen já possui parcerias com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (MG). O acordo foi assinado nesta segunda-feira,16, na sede da Capes, em Brasília
Nesta terça-feira, 17, será assinado acordo de cooperação técnica com a Universidade de Montreal (UdeM), Canadá. O acordo cria condições para cooperação entre docentes, pesquisadores e estudantes brasileiros e da Universidade de Montreal, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, nas áreas de humanas, ciências sociais, ciências da saúde e ciências naturais. A solenidade terá a presença do vice-reitor de Relações Internacionais da UdeM, François Duschesneau e do diretor de Relações Internacionais, Bernard Landriault.
A cerimônia será às 19h30, na residência oficial do Embaixador do Canadá, em Brasília. O contato com a Embaixada pode ser feito pelo telefone (61) 99710557, com Silvia Reis. (Adriane Cunha)