Notícias
Presidente da Capes participa de reunião na Casa do Brasil na França
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, participou nesta sexta-feira, 24, da reunião do Conselho de Administração da Casa do Brasil na França. No encontro, os conselheiros aprovaram as contas de 2004. A Capes é responsável pelo repasse de recursos para a conservação da Casa que passou por uma restauração em 1998.
A Casa do Brasil oferece apoio e moradia a estudantes e pesquisadores brasileiros, desempenhando um importante papel no desenvolvimento da pós-graduação. Abriga, atualmente, 121 brasileiros que desenvolvem pesquisas em instituições parisienses. Outra função da instituição é divulgar a cultura brasileira e integrá-la às mais de cem representadas na cidade universitária. A difusão se dá por meio de exposições históricas sobre o Brasil. O local recebe uma média de 500 visitantes por dia.
Na reunião, o embaixador do Brasil na França, Sérgio Amaral, comunicou que uma comissão integrada por representantes do governo francês e dirigentes de casas de 14 países, incluindo o Brasil, irá tratar da adequação à legislação francesa. A Fundação Nacional que administra a cidade universitária de Paris quer manter sob sua responsabilidade as casas de estudantes estrangeiros. A comissão irá negociar uma solução para o problema.
Ano do Brasil na França - O Brasil é o homenageado de 2005 pela França. O tema Brésil, Brésils (Brasil, Brasis) traduz a diversidade e a modernidade da cultura brasileira. O objetivo é despertar o interesse de todos os segmentos nacionais e apresentar as potencialidades nas áreas econômica, industrial, comercial, social e turística. (Adriane Cunha)