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Comissão mista avalia programas conjuntos Brasil-Alemanha
A cooperação internacional entre a pós-graduação brasileira e a alemã está cada vez mais sólida. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) enviou à Alemanha, no período de 16 a 21 deste mês, representantes da comunidade acadêmica brasileira para discutir a seleção de projetos conjuntos de pesquisa entre os dois países.
Durante reunião da comissão mista com acadêmicos dos dois países foram selecionados 29 projetos referentes ao Programa Probral, que apóia a formação de recursos humanos de alto nível (doutorado-sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Para o Programa Unibral, que promove o intercâmbio e a cooperação nas áreas de ensino e pesquisa, no nível da graduação, foram selecionados quatro projetos. Os dois programas são desenvolvidos, em parceria, pela Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
De acordo com o coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Leonardo Rosa, o Brasil e a Alemanha têm uma parceria histórica importante. "A cooperação internacional entre os países é forte e tende a crescer ainda mais", destaca.
Pesquisa e tecnologia - A delegação também participou de reuniões com o Conselho de Pesquisa da Alemanha (DFG). De acordo com Leonardo Rosa, o DFG já sinalizou no sentido de viabilizar a participação de grupos de pesquisadores brasileiros no IRTG (International Research and Trainning Groups), grupo internacional de pesquisa e tecnologia, que reúne projetos de pesquisa entre os principais países do mundo.
Também participaram dos encontros, o antropólogo Arno Vogel, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), representando a comunidade acadêmica na área de humanas e o geneticista Márcio de Castro Silva Filho, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), representando as ciências exatas.
Os projetos conjuntos de pesquisa constituem oportunidades para difundir a pós-graduação brasileira e estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes. As parcerias universitárias, por sua vez, são iniciativas para assemelhar e adaptar estruturas e conteúdos curriculares entre os países. Atualmente, o Brasil tem 444 projetos conjuntos de pesquisa em andamento com diversos países. Já as parcerias universitárias em andamento atingem o total de 117. (Ana Guimarães Rosa)