Notícias
Capes concede cada vez mais bolsas de estudo
{mosimage}
O ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou nesta segunda-feira, 23, o aumento significativo de bolsas de estudo concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) desde o ano de 2002. O número passou de 24.593 para 28.120. O valor também teve um aumento (de 18%), após nove anos sem alteração. As bolsas para o exterior passaram de 1.071, em 2002, para 2.093, em 2005, o que representa um acréscimo de quase 100%.
A produção científica também deu um salto. Em 2002, representava 1,5% do total mundial. Em 2005, subiu para 1,8%. %u201CA política de entrosar as bolsas concedidas pela Capes com as áreas prioritárias para o Brasil ocupar posição mais destacada no exterior tem sido bem-sucedida na produção de conhecimento científico e tecnológico%u201D, disse Haddad no lançamento do Portal de Acesso Livre da Capes e do Censo Bibliográfico de Graduação, no MEC.
O Portal de Acesso Livre vai oferecer ao público 1.050 publicações científicas nacionais e internacionais e resumos de 175 mil teses, entre outras bases de dados do Portal de Periódicos da Capes. Professores e alunos de pós-graduação formam o público-alvo, mas cidadãos em geral terão acesso. Para consulta acesse aqui.
O Portal também cresceu nos últimos anos: de 1,8 mil periódicos em 2002 para 9.527 em 2005. O número de acessos diários se multiplicou - de nove mil para 80 mil, no mesmo período. "Nesta semana chegaremos a dez mil periódicos disponíveis. Os títulos mais baixados foram a Teoria da Relatividade, do cientista Albert Einstein, e A Divina Comédia, de Dante Alighieri", informou o ministro.
Investimento milionário - O MEC vai investir R$ 20 milhões na aquisição de livros para as bibliotecas das universidades federais, em 2006 e 2007. Cerca de 50% dos recursos serão liberados ainda em 2006. "À medida que o curso avança, os alunos passam a sentir falta de determinados livros. Precisamos preencher essa lacuna", afirmou Fernando Haddad, quando falava do Censo Bibliográfico.
O objetivo do Censo é montar um acervo atualizado em cada área do conhecimento por meio das sugestões de professores. Com base nos dados, o MEC vai criar um portal para divulgar as obras e reequipar as bibliotecas universitárias. O professor deve consultar a página eletrônica do Censo e informar os números de matrícula no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Depois, preencher o cadastro e indicar a bibliografia. O MEC espera que os questionários sejam respondidos em 90 dias. (Raquel Maranhão Sá, da Assessoria de Comunicação do MEC)