Notícias
Estudantes de doutorado têm oportunidade de dupla titulação
Um programa inédito irá permitir que estudantes brasileiros de doutorado obtenham o título de doutor no Brasil e na França. O programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), intitulado Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (CDFB), está com inscrições abertas até 31 de maio deste ano.
São oferecidas 30 bolsas, ao todo. Podem concorrer doutorandos matriculados em cursos recomendados pela Capes com conceito 5, 6 e 7. Os selecionados poderão permanecer de seis meses até um ano em uma instituição francesa. O estudante receberá uma ajuda mensal de 1.100 euros (cerca de R$ 3 mil), auxílio instalação, seguro saúde e passagem aérea de ida e volta. Os requisitos básicos exigidos são que o doutorando já tenha ingressado no curso antes de primeiro de março de 2005 e não tenha desenvolvido atividades na França desde janeiro do ano passado.
Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, a promoção da co-orientação do trabalho desenvolvido pelo aluno e a própria co-tutela com reconhecimento oficial conferido pelos dois países representa um grande avanço na cooperação internacional. "Os selecionados deverão ter cumprido os créditos do doutorado no Brasil e intensificarão os estudos na França no primeiro ano da tese. Isso é de extrema importância para o aperfeiçoamento do estudante e para o intercâmbio científico", explica Guimarães.
A seleção dos estudantes será feita conforme os critérios definidos por cada parte nacional e também respeitará a regulamentação adotada pela universidade hospedeira, sendo submetida para aprovação a cada país parceiro. A Capes e a Conselho de Universidades francesas (CPU) avaliarão as respectivas candidaturas submetidas e os reitores brasileiros do comitê de monitoramento conjunto franco-brasileiro do programa CDFB executarão a seleção dos aprovados. Nesse processo estará incluída a avaliação do candidato, do plano de atividades e da instituição na França. Para outras informações acesse o edital. (Adriane Cunha)