Notícias
Capes reúne coordenadores das áreas de letras e lingüística
O diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), José Fernandes de Lima, abriu hoje, 11, no auditório da agência, anexo II, em Brasília, a reunião com os coordenadores de áreas de letras e lingüística. O objetivo do encontro, que vai até amanhã, 12, é a discussão sobre as atuais condições dos cursos de pós-graduação nestas áreas e as melhorias para as ciências humanas.
Lima fez uma apresentação ampla sobre os programas da Capes. Segundo ele, no ano passado foram aplicados R$ 6 milhões somente em programas especiais. E destacou os programas San Tiago Dantas e o Programa de Cooperação Acadêmica (Procad). O Programa San Tiago Dantas incentiva a formação de recursos humanos de alto nível, a criação de cursos e a ampliação dos já existentes na área de relações internacionais. Ele alertou que a procura pelo programa ainda é pequena e poderia ser mais procurado.
Lima chamou atenção para a importância do Procad. "É um programa de cooperação entre as universidades, que objetiva a criação de mecanismos para incentivar as cooperaçãoes científicas", destacou.
Hoje foram apresentados no encontro outros temas, entre eles, o preenchimento do Coleta Capes 2005, as comissões de avaliação dos cursos, os itens revistas e livros no programa Qualis (resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos).
Nesta terça, 12, estarão na pauta mestrado profissional, informações sobre decisões recentes do Conselho Técnico Científico da Capes e discussão sobre a denominação de especialidades das áreas de letras e lingüística. (Assessoria de Imprensa da Capes)