Notícias
Resultados de parceria entre Brasil e EUA são avaliados
O Programa de Consórcios em Educação Superior realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse), do Departamento de Educação dos Estados Unidos (EUA) começou a ser avaliado nesta quarta-feira, 12, em Washington (EUA). A diretora de Administração da Capes, Denise Neddermeyer e a coordenadora-adjunta da Cooperação Internacional da agência, Fátima Battaglin, participam dos debates que acontecem até sábado, 15.
De acordo com a diretora de Administração da Capes, os parceiros brasileiros e americanos se reúnem anualmente para avaliarem os resultados dos projetos. Desde o início do programa em 2001, foram selecionadas 40 propostas, com a participação de 594 bolsistas em oito áreas, entre elas, ciências agrárias, humanas, saúde, biológicas e letras. Os projetos foram realizados entre 37 universidades e institutos brasileiros e 80 instituições americanas de ensino superior. Os integrantes realizaram missões de estudos em instituições americanas com o objetivo de trocar experiências, modernizar as grades curriculares de cada curso e conteúdo das disciplinas.
Denise Neddermeyer explica que o Capes/Fipse é um programa inovador porque reúne três aspectos: parceria institucional, colaboração acadêmica e intercâmbio de estudantes de graduação."Para o Brasil foi muito importante porque estabeleceu conexões entre instituições e institutos de diferentes regiões brasileiras e também de diversas partes dos Estados Unidos". Segundo ela, outro ponto positivo foi o equilíbrio entre o número de bolsistas brasileiros e americanos. "O efeito multiplicador também foi importante. Além disso, as parcerias acadêmicas se tornaram mais duradouras", analisa.
O diretor do Fipse, Leonard Haynes e a secretária-assistente de Educação do Departamento de Educação americano, Sally Stroup, participam do encontro. Na programação de hoje, 13 e amanhã, 14, os coordenadores dos projetos brasileiros e americanos apresentam o resumo dos seus estudos.
Seleção - A última seleção de projetos ocorreu em 2004, e atualmente, 154 bolsistas estão em atividade. As instituições interessadas apresentaram projetos de pesquisa e receberam da Capes apoio financeiro para a realização de missões de trabalho e de estudo, e para custeio das atividades de pesquisa. Cada consórcio recebeu em quatro anos o valor máximo de R$ 480 mil para colocar em prática o projeto.Outras informações acesse aqui. (Adriane Cunha)