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Seminário de avaliação do PQI será encerrado hoje
Os resultados obtidos pelo Programa de Qualificação Institucional (PQI) em seus quatro anos de funcionamento farão parte de um documento a ser divulgado no final de julho. O relatório vai reunir as informações coletadas durante o seminário de avaliação promovido até hoje, 21, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), com a participação de professores, pesquisadores e técnicos de instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Criado em 2002 para qualificar docentes de instituições de ensino superior públicas com curso de pós-graduação reconhecido pela Capes e criar redes de cooperação, o PQI atende atualmente 156 projetos de cooperação em 55 instituições. Nesse período, já repassou recursos no valor de R$ 26,7 milhões e beneficiou um total de 58 professores e técnicos. Até 2009, a previsão é titular 564 mestres e doutores.
Para o coordenador geral de Programas no País da Capes, Geová Parente Farias, uma característica importante do PQI é que ele qualifica o docente para a pós-graduação e dá apoio para a continuidade de sua pesquisa. "Um dos grandes resultados é as redes de cooperação criadas entre as instituições. Ao retornar da sua qualificação, o professor já tem uma linha de atuação, pode iniciar um trabalho de pesquisa e de orientação de alunos juntamente com sua instituição de origem e com aquela onde se formou", diz.
Outro resultado positivo apresentado no encontro é que os doutores formados não perdem contato com professores e nem com o laboratório onde atuaram. "Assim podem enviar seus alunos para realizarem experimento nesses locais, possibilitando que sua instituição de origem tenha uma pesquisa mais qualificada," justifica Farias.
O coordenador lembra que o projeto de lei da reforma da educação do governo federal propõe novas exigências para que uma instituição possa ser considerada universidade e cria novas necessidades de qualificação para os docentes. Farias entende que a melhor forma de qualificar é por meio de programas como PQI. "A interação de grandes programas de áreas específicas de universidades diferentes é um fator muito importante na pós-graduação. Isso faz com que o sistema cresça como um todo e não ocorra somente o crescimento único de uma universidade", finaliza. (Fátima Schenini)