Notícias
Bibliotecas universitárias discutem livre acesso à informação científica
Bibliotecas universitárias e livre acesso à informação científica. Esse é o tema do XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), que acontece a partir do próximo domingo, 22, e vai até sexta-feira, 27 de outubro. O evento teve sua primeira edição em 1978 e ocorre a cada dois anos em um estado brasileiro diferente. Desta vez, o seminário foi promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e será sediado na cidade de Salvador. O Ministério da Educação participa do SNBU por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que fará um painel sobre o Portal Periódicos.
O SNBU é um dos eventos que celebram os 60 anos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O seminário tem a mediação do Sistema de Bibliotecas da UFBA (SIBI), em parceria com cinco instituições de ensino superior da Bahia: a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade de Salvador (UNIFACS) e a Faculdade 2 de Julho.
O encontro, que trata de um tema fundamental para a multiplicação do conhecimento científico, promove também uma troca de experiências entre as bibliotecas universitárias. Essa troca certamente contribui para o enriquecimento da gestão das bibliotecas universitárias brasileiras. Na discussão sobre o livre acesso à informação científica, o Portal Periódicos surge como elemento central. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, e a coordenadora de Acesso à Informação Científica e Tecnológica da Capes, Elenara Chaves, apresentarão um painel na quarta-feira, 25, sobre o portal.
O portal é um dos maiores bancos de informações do mundo, com 10.520 títulos de fontes nacionais e internacionais em nível acadêmico. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à internet, localizado nas instituições autorizadas. Desde 2000, ano em que foi criado, o portal Periódicos é um instrumento fundamental no combate às desigualdades regionais, pois permite o acesso a informações científicas e tecnológicas produzidas em todo o mundo. A consulta é gratuita e oferecida a cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de 183 universidades e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação recomendados pelo MEC. Ao todo, o portal contabiliza 90 mil acessos diários.
Para comemorar os seis anos do portal e os 60 da UFBA será realizada solenidade no dia 24 próximo, com a presença do governador da Bahia, César Borges, do reitor da UFBA, Naomar Monteiro, e do presidente da Capes, Jorge Guimarães.
Serviço - Mais informações sobre o SNBU podem ser obtidas pelo site www.snbu2006.ufba.br. Para quem deseja saber mais sobre o portal periódicos, o endereço é www.periodicos.capes.gov.br. (Ana Guimarães Rosa)