Notícias
Últimos dias para se inscrever no Observatório da Educação
Grupos de pesquisa de instituições de ensino superior de todo país têm até sábado, 30, para se inscrever no programa Observatório da Educação. O programa, do Ministério da Educação, é desenvolvido em parceria pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/MEC).
O Observatório vai apoiar projetos de pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu que desenvolvam estudos voltados à educação. A idéia é estimular a formação de mestres e doutores para atuar nas áreas de gestão de políticas educacionais, avaliação educacional e formação de docentes. O programa pretende, ainda, ampliar a produção acadêmica e científica sobre questões relacionadas à educação, a partir das bases de dados do Inep.
Segundo informações da coordenadora de Programas Especiais da Capes, Elci Vieira de Moura, 60 propostas foram recebidas até hoje, 28. "Até o encerramento do prazo esse número deverá aumentar", acredita. A área que apresentou o maior número de propostas, até o momento, foi a de Ciências Humanas, com 31 projetos (sendo 22 da área de educação). Em seguida vem a área de Ciências Sociais e Aplicadas, com 8 projetos.
De acordo com a coordenadora, o Observatório da educação é uma iniciativa importante, pois estimula o intercâmbio de conhecimentos na comunidade acadêmica, por meio de redes de pesquisas e consórcios interinstitucionais, além de incentivar a disseminação das informações dos bancos de dados do Inep.
A apresentação de propostas deve ser feita por núcleos compostos por pelo menos dois docentes orientadores e por no mínimo um estudante de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de um mesmo programa de pós-graduação stricto sensu. Outra modalidade prevista é a apresentação por núcleos em rede, compostos por pelo menos três docentes orientadores e por no mínimo três estudantes de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de pelo menos dois programas de pós-graduação stricto sensu diferentes. Acesse aqui o edital. (Fátima Schenini)