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Capes começa processo de acompanhamento anual da avaliação
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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) deu início, nesta semana, ao processo de acompanhamento anual da avaliação. Até novembro, 600 consultores estarão avaliando o desempenho do ano 2005 de 3.572 cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional, distribuídos em 45 áreas do conhecimento.
"O acompanhamento anual é parte integrante de um processo maior, que é a avaliação trienal. Sua proposta não é dar notas, e sim fazer um acompanhamento orientado, de forma a evitar surpresas no período da avaliação trienal", diz Márcia Valentim, da coordenação geral de Acompanhamento e Avaliação da Capes. "É uma oportunidade de abrir espaço de diálogo junto aos cursos, orientando e auxiliando na superação de possíveis problemas", explica.
A área de biológicas I, formada pelas subáreas de zoologia, botânica, genética, biologia geral, e oceanografia biológica, finaliza hoje, 22, a análise de 100 programas. De acordo com o coordenador da área, Adalberto Val, a sistemática de trabalho dos 26 consultores envolveu a análise de cada um dos programas por cada uma das subcomissões, sendo seguida por uma apresentação plenária dos resultados, para eventuais críticas e sugestões. Após a aprovação, as subáreas iniciaram o preenchimento das fichas diretamente no sistema Capes. As fichas, depois da finalizadas, passam por uma leitura do coordenador, coordenador adjunto e outro membro, para a aprovação final. Depois de prontas, as fichas serão assinadas por todos.
Na opinião de Adalberto Val, a ficha nova da avaliação é adequada. "Não tivemos problemas com seu preenchimento e aparentemente a tendência quanto à qualidade dos programas apontada pelo sistema coincide com a da análise feita pelas subcomissões", justifica.
Além da comissão de ciências biológicas I, também participam do processo de avaliação, nesta semana, as comissões de ciências biológicas II, e astronomia e física. Na próxima semana, estarão em Brasília as comissões das áreas de sociologia, engenharias I, filosofia, teologia, ensino de ciências e matemática, e ecologia.
Avaliação trienal - Criada em 1976, a avaliação da pós-graduação é um instrumento de grande importância para a concessão de auxílios tanto por parte das agências de fomento nacionais como dos organismos internacionais. Além do acompanhamento anual, a cada três anos, todos os programas são submetidos a uma criteriosa avaliação, cujos resultados são publicamente divulgados após a chamada Avaliação Trienal. O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da avaliação dos cursos novos e da Avaliação Trienal da Capes. (Fátima Schenini)