Notícias
MEC incentiva pesquisa sobre população idosa
A população brasileira com idade acima de 65 anos duplicou nas últimas cinco décadas. Atualmente, são 16 milhões de idosos ou 9,3% dos brasileiros. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresentam uma tendência de que, em breve, o Brasil será um país de velhos. Para incentivar o debate e a criação de programas de pós-graduação sobre o tema, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes/MEC) promove, em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), hoje, 11, e amanhã o 1º Seminário sobre Educação Superior e Envelhecimento Populacional.
Estudos apontam o aumento da expectativa de vida no Brasil. Na década de 50, os brasileiros morriam com menos de 50 anos, para 2020 esta faixa é projetada para 71. A proporção de velhos cresce: são 650 mil a cada ano. E a estimativa do IBGE para 2020 é de 17 milhões de idosos.
De acordo com o diretor de Programas da Capes/MEC, José Fernandes Lima, é essencial que a comunidade científica discuta o assunto. Hoje existem somente estudos isolados sobre a evolução da faixa etária dos brasileiros. "A partir do debate poderemos incentivar linhas de pesquisa e cursos de pós-graduação específicos. O país está envelhecendo. Precisamos investir no ensino e na pesquisa deste tema para resultar em serviços e produtos de qualidade", diz.
Um aspecto importante do seminário será o de sensibilizar pesquisadores, cientistas, professores de áreas para isso. "Além das áreas de saúde, economia, sociologia e direito, é fundamental que outras áreas do conhecimento como engenharias e arquitetura desenvolvam estudos sobre o tema. Também precisamos avançar sob o ponto de vista do planejamento urbano das cidades para atender os idosos, por exemplo", afirma a coordenadora de Programas Especiais da Capes, Isabel Pessoa.
Hoje pela manhã estão programados debates. À tarde, especialistas que pesquisam o assunto apresentam suas experiências. Na quinta-feira, acontecerão as mesas-redondas sobre a formação profissional nas diferentes áreas de conhecimento. O seminário será realizado das 9h30 às 17h, no auditório do MEC, em Brasília. Confira a programação na íntegra no endereço www.mec.gov.br. (Adriane Cunha)