Notícias
Capes agiliza pagamento de bolsistas no exterior
Uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e a agência do Banco do Brasil em Nova York está permitindo a redução, de vinte para três dias úteis, do processo de pagamento dos bolsistas brasileiros no exterior. Mais de 1.500 estudantes em 30 países são beneficiados com a medida.
"A agilidade no pagamento era uma das metas da atual diretoria", disse o presidente da Capes, Jorge Guimarães. Além da rapidez, o sistema oferece maior segurança e controle imediato por parte da Capes e do próprio bolsista. Anteriormente, era necessário que os dados dos estudantes passassem por diversas etapas até serem incluídos no sistema eletrônico. Agora, os dados são inseridos por técnicos da Capes, on-line, diretamente no sistema da agência do Banco do Brasil em Nova York.
Para que o processo de pagamento seja concretizado com sucesso a diretora de Administração da Capes, Denise Neddermeyer, faz um alerta. "É muito importante que os bolsistas repassem à Capes os dados básicos de identificação, nome do banco, número da conta, da agência. Tudo de forma correta e detalhada para que não haja retorno no pagamento", destaca.
Auxílio - A diretora de Administração chama atenção para outro ponto. Os bolsistas que tiverem conta no Banco do Brasil em outras capitais do mundo poderão receber o auxílio em até 48 horas. "Aqueles que tiverem conta em bancos públicos ou privados locais também irão ter o tempo de recebimento reduzido, mas isso dependerá da forma de operação dessas agências estrangeiras", explica. (Adriane Cunha)