Notícias
MEC discute informática com franceses
Especialistas em informática e educação superior do Brasil e da França participam de um colóquio nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4, no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS). O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Nelson Maculan, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, estarão na abertura do evento, onde também farão palestras.
Denominado "25 anos de colaboração entre o Instituto de Informática da UFRGS e a França", o encontro, a ser aberto quinta-feira, 3, às 8h30, terá duas partes: primeiro um balanço das parcerias entre a UFRGS e a França; e depois, discussão sobre as colaborações futuras em informática entre os dois lados. A intenção do evento é fechar intercâmbios e co-orientações de trabalhos de pós-graduação em informática, além de discutir pesquisas e suas formas de financiamento.
Pesquisa em computação Brasil-França, microeletrônica no Instituto de Informática da UFRGS, sistemas multimídias, processamento de alto desempenho, inteligência artificial e pesquisa em grade e infra-estruturas experimentais na França e na Europa estão entre os temas a serem debatidos. Em abril de 1976, chegou ao Brasil a primeira missão francesa para conhecer o Programa de Pós-Graduação em Computação do Instituto de Informática da UFRGS. Em 1980, foi organizado o primeiro acordo de cooperação Capes com o Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG). Desde então, projetos dos grupos de pesquisa do Instituto de Informática da UFRGS foram realizados em diversas áreas com universidades da França. A escolha de realizar o colóquio em 2005 também se deve ao fato de este ano ser o ano do Brasil, na França. Outras informações sobre o evento no sítio da UFRGS. (Susan Faria, da Assessoria de Comunicação do MEC)