Notícias
Portal de Periódicos é tema de reuniões nos EUA
O aperfeiçoamento dos serviços de atendimento do Portal de Periódicos da Capes, visando a introdução de melhorias na coleção e na segurança do serviço, são algumas das razões que levaram representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), aos Estados Unidos, nesta semana.
A partir desta segunda-feira, 3, o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, a coordenadora de Acesso à Informação (CAC), Elenara Edler de Almeida, e o membro do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP), Álvaro Toubes Prata, da Universidade Federal de Santa Catarina, dão início a uma série de contatos com entidades norte-americanas. "O objetivo é conhecermos o que há de novo e avaliarmos o que poderemos aplicar para melhoria do Portal de Periódicos da Capes," explica o diretor. A coordenadora acrescenta "queremos ver se o rumo que estamos tomando é o mais adequado, e se acompanha as tendências".
A agenda de hoje prevê reunião na Ebsco Information Services, em Birmingham, empresa que representa, entre outras, editoras como Nature, Blackwell, e Oxford University Press, importantes publicações da área científica. Para amanhã, 4, está previsto encontro com representantes da Online Computer Library Center (OCLC), organização sem fins lucrativos que é a maior rede do mundo para a implementação de serviços bibliotecários: congrega 21 mil bibliotecas-membros em 61 países.
A missão aos Estados Unidos inclui ainda contatos com os consórcios Ohionet e OhioLink, que oferecem serviços similares, de catalogação, jornais eletrônicos, base de dados, e-books, teses eletrônicas e outros. Segundo Elenara de Almeida, como o OhioLink é muito parecido com o Portal da Capes, há um interesse muito grande de ver o que está sendo feito com relação à seleção de publicações, financiamento, e também quanto ao acesso de novas instituições. "Não são apenas as instituições acadêmicas que querem fazer parte do Portal. Um grande número de instituições está pedindo para integrar o Portal então, uma das coisas que vamos buscar conhecer e conversar com eles, é sobre esse assunto. Vai ser uma troca de experiências sobre o que eles estão fazendo, onde estão querendo chegar", argumenta.
Os representantes da Capes irão se reunir com a empresa israelense Ex-Libris, pioneira no campo de software de automação para bibliotecas e centros de informação, criadora do Aleph, que realiza a gerência de todas as rotinas de uma biblioteca. É utilizado, atualmente, por 26 instituições no Brasil e mais 540 em todo o mundo. A agenda inclui ainda visita à Universidade de Harvard e contatos com a editora Elsevier. (Fátima Schenini)