Notícias
Qualis terá tabela padrão
{mosimage}
A Capes terá, pela primeira vez, uma única tabela para o enquadramento de todas as publicações científicas que fazem parte do Sistema Qualis. A tabela, com código ISSN (International Standard Serial Number) e título padronizados, servirá para todas as áreas. É a tabela padrão, com cerca de 5.400 títulos. O trabalho de padronização e classificação do Qualis deverá estar concluído até o final de outubro.
Criado para atender a necessidades específicas do sistema de avaliação, o Qualis é o resultado do processo de classificação de periódicos, anais, jornais e revistas utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos. As categorias indicam a qualidade e o âmbito de circulação das publicações em local, nacional ou internacional.
O trabalho feito pela agência foi um sucesso, diz a coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, Rubia Silveira. "Depois de dez anos, é a primeira vez que a Capes padroniza os títulos do Qualis, deixando para as comissões de áreas apenas a classificação das publicações", diz. Ela explica que o trabalho inicial de padronização foi feito por técnicos da Capes, juntamente com bibliotecárias especializadas especialmente contratadas para esse fim.
"O fato de termos contado com profissionais da área de ciências da informação e com o empenho irrestrito da Coordenação Geral de Informática (CGIN) fez com que pudéssemos aprimorar o Qualis, dando mais qualidade ao trabalho dos consultores. Antes eles tinham que dividir seu tempo entre a padronização e a classificação e hoje podem se dedicar só à classificação", revela. Outro ganho, é que as áreas terão uma visão comparativa das publicações de todas as demais áreas.
A hierarquização e qualificação dos periódicos serão feitas pelas 46 comissões de áreas. Até sexta-feira, 16, integrantes de 11 comissões de áreas estarão trabalhando: artes, educação física, engenharias III e IV, ciências agrárias I, geociências, medicina II e III, enfermagem, farmácia, e matemática. (Fátima Schenini)