Notícias
Capes recomenda 38 novos cursos de pós-graduação no país
Os integrantes do Conselho Técnico Científico (CTC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), aprovou, ontem, 16, 38 novos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional. O grupo debateu durante dois dias os pedidos de reconsideração apresentados pelas instituições de ensino superior que não obtiveram reconhecimento na primeira fase.
O diretor de Avaliação da CAPES, Renato Janine Ribeiro, disse que as propostas, mediante as justificativas apresentadas, foram ajustadas aos critérios exigidos pela avaliação trienal. Ao todo, a comissão analisou 135 pedidos de revisão. Foram recomendados 24 cursos de mestrado, 12 de doutorado e dois de mestrado profissional. Todos receberam análise prévia das áreas de conhecimento. Entre os indicados está o curso de doutorado em estudos étnicos e africanos, da Universidade Federal da Bahia. É o primeiro doutorado do País totalmente voltado ao estudo da cultura da população negra.
Conquista - Outra conquista importante apontada pelo diretor de Avaliação da CAPES, Renato Janine, é o avanço geográfico do doutorado brasileiro. O doutorado em biologia experimental, da Universidade Federal de Rondônia, é um exemplo. "Estamos conseguindo ampliar a cobertura da pós-graduação. Avançamos e chegamos a um ponto mais elevado do oeste brasileiro. Isto é muito importante para o desenvolvimento técnico-científico nessas regiões", disse Janine.
Após a recomendação da CAPES, os processos dos programas e cursos recomendados recebem o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE). Confira aqui a lista dos programas e cursos recomendados. (Adriane Cunha)