Notícias
Terminam hoje as entrevistas de candidatos a doutorado nos EUA
{mosimage}Chega ao final uma das etapas mais importantes do processo de seleção para bolsas de estudos da Capes e da Comissão Fulbright para os Estados Unidos (EUA). Os 111 candidatos responderam a uma série de questões durante a fase de entrevista. Os examinadores avaliaram o preparo acadêmico, compromisso institucional, capacidade de adaptação, e maturidade emocional. Ao todo 115 candidatos foram selecionados para esta fase e somente quatro não compareceram.
"Estamos satisfeitos. Os candidatos tiveram oportunidade de conhecer a Capes e as pessoas que aqui trabalham", diz a coordenadora geral de Programas com o Exterior da Capes, Maria Luiza Lombas. Ela explica que, para facilitar a realização das entrevistas, os candidatos foram separados de acordo com as áreas do conhecimento a que pertencem.
Os entrevistadores foram 12 pesquisadores: Robert Evan Verhine, da Universidade Federal da Bahia; Martonio Mont'Alverne Barreto Lima, da Universidade de Fortaleza; Sérgio Coelho Borges Farias, da Universidade Federal da Bahia; Márcio Gomes Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais; Lineu José Pedroso, da Universidade de Brasília; Mariano Francisco Laplane, da Universidade de Campinas; Luiz Pereira Caloba, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Rodrigo Costa Mattos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Emídio Cantídio de Oliveira Filho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; e os representantes da Fulbright, Eudenilson Lins de Albuquerque; Jerry D'Ávila; e Jana Yonat Swimmer.
Segundo o professor Emídio Cantídio, que entrevistou candidatos das áreas de ciências agrárias e medicina veterinária, os candidatos são ótimos. "São jovens muito bons e alguns são brilhantes", diz.
Jana Swimmer, que participou de entrevistas ligadas à ecologia e ciências biológicas, ficou impressionada com a qualidade dos candidatos. Ela acredita que a maioria tem maturidade para fazer um doutoramento fora do Brasil. "Será difícil escolher os melhores!" Candidatos com nível muito bom também na opinião de Rodrigo Costa Mattos, que avalia medicina veterinária e multidisciplinar. "Os projetos são bem elaborados, e de importância para a área. A maioria tem uma aplicabilidade," salienta.
Os nomes dos candidatos aprovados na etapa da entrevista serão divulgados no próximo dia 21. Eles terão prazo até 30 de abril de 2006 para apresentarem toda a documentação requerida pela Capes e pela Fulbright, além de possíveis solicitações adicionais que venham a ser feitas pelas duas agências. (Fátima Schenini)