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MEC acompanha situação de bolsistas da Capes no Timor
Os 34 bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da
Educação (Capes/MEC), que trabalham na formação de professores no Timor-Leste, realizaram suas
atividades normalmente nesta segunda-feira, 11. O representante da Capes no país e coordenador do
grupo, Fernando Spagnolo, informou nesta manhã que a situação está tranqüila.
A situação de alerta foi causada pelo atentado sofrido pelo presidente do Timor, José Ramos
Horta, por volta das 7h, horário local (20h de domingo no Brasil). Horta foi ferido com tiros por
um grupo rebelde e liderado pelo ex-militar Alfredo Reinado. O ex-militar morreu no local. De
acordo com agências de notícias internacionais o presidente foi operado e está em estado grave. O
primeiro-ministro do Timor, Xanana Gusmão, também foi atacado, mas não ficou ferido. O
representante da Capes conta que estava na sede do Ministério da Educação do Timor, por volta das
9h, quando foi confirmada a notícia. O MEC foi fechado. Os professores foram orientados pela
Embaixada brasileira no Timor a permanecer em suas casas.
Segundo Spagnolo, o noticiário do Jornal Nacional do Timor falou menos de dez minutos sobre
os dois atentados. ?O fato político foi muito grave. Mas esperamos que isso marque o início do fim
da crise que se arrasta desde 2006?, afirma.
Missão - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Timor Leste, Zacarias da Costa,
visitou o Ministro da Educação, Fernando Haddad no dia 28 de janeiro para reforçar os laços da
cooperação educacional entre os governos brasileiro e timorense.
Assim que foi declarada a independência de Timor Leste, em maio de 2002, o Brasil assinou
dois acordos com o país: de cooperação educacional e de técnica. O apoio brasileiro foi solicitado
para retomar a língua portuguesa como idioma mais falado no Timor, cuja população fala o tétum
(idioma local) e o indonésio, conseqüência da ocupação do país pela Indonésia, entre 1975 e 1999.
Os bolsistas brasileiros participam de programas de formação de professores em exercício, de
capacitação de professores de educação pré-secundária e secundária, de ensino da língua portuguesa
instrumental, de promoção da qualidade no ensino de ciências e de implantação da pós-graduação na
Universidade Nacional Timor Lorosae. (Adriane Cunha)