Notícias
Cooperação em educação será tema de debate entre Brasil, Índia e África do Sul
A criação de um programa de cooperação em educação visando o intercâmbio de pesquisadores e bolsistas de doutorado e pós-doutorado será um dos principais temas debatidos na área de educação, durante a 2º Reunião da Comissão Mista Trilateral do IBAS - Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul. O encontro será realizado de 7 a 11 de março, na Cidade do Cabo.
Os assessores técnicos da área internacional do gabinete do ministro da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) discutirão a proposta brasileira do Programa Executivo em Educação Superior, durante as reuniões prévias, que iniciam hoje, 7. O projeto elaborado pelo governo brasileiro tem como objetivo criar condições para a cooperação e intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes em bases institucionais duradouras. Além disso, está prevista a implantação de projetos conjuntos de pesquisa em áreas de interesse mútuo entre os três países.
O IBAS está entre as principais ações da política externa brasileira. De acordo com Leonardo Barchini Rosa, assessor técnico da CAPES e integrante da delegação brasileira, a 2ª Reunião do IBAS também irá discutir temas setoriais nas áreas de ciência e tecnologia, sociedade da informação, saúde, transporte, defesa, comércio, turismo e combate à fome e à pobreza. A primeira reunião do IBAS ocorreu em Nova Delhi, na Índia, em novembro do ano passado. O Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chefe da delegação brasileira, participa do evento nos dias 10 e 11 de março. (Fátima Schenini)