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Capes discute criação de novo programa para instituições federais
{mosimage}A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC)
estuda a criação de um novo programa para a capacitação de docentes de instituições federais de
ensino superior (Ifes), em substituição ao Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica
(PICDT). O assunto foi discutido na manhã desta sexta-feira, 24, em Brasília, durante reunião entre
o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o diretor de Programas da agência, Emídio Cantídio, e
reitores das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
De acordo com Jorge Guimarães, a questão da capacitação de docentes das Ifes tem
características especiais, pois resulta da dificuldade das universidades localizadas nas regiões e
cidades com menor capacidade de atrair novos docentes com titulação adequada. ?Por conta disso, há
dificuldade em serem criados cursos de pós-graduação próprios?, diz. Para ele, esta situação é mais
agravada nas regiões Norte e Centro-Oeste, mas ocorre também em universidades emergentes, mesmo nas
regiões Sudeste, Sul e Nordeste.
Segundo o presidente da Capes, o antigo PICDT cumpriu seu papel durante os anos iniciais de
sua implantação, quando os doutores eram afastados de suas instituições por longos períodos, de
quatro anos ou mais. ?Hoje, tal situação não é tão crítica, dada à presença do acesso pleno à
informação científica e tecnológica através do Portal de Periódicos e à existência de vários
mecanismos de apoio a essa capacitação por intermédio de um modelo de bolsa do tipo sanduíche
interno contemplando a mobilidade tanto do docente-aluno como de seu orientador?, destaca
Guimarães.
Emídio Cantídio explica que o programa deverá ser totalmente novo e moderno, incluindo uma
série de ações durante a formação do professor. ?Queremos um programa de interação e integração
entre a universidade que está mandando o professor e a universidade que vai recebê-lo. A idéia é
criar um vínculo, um link de cooperação entre o programa que está formando o professor – com
conceito alto – 6 ou 7, com o programa que está sendo formado.? (Fátima Schenini)