Notícias
Pesquisadores querem mais divulgação da produção científica brasileira
{mosimage}
Brasília, 10/11/06 - A discussão sobre as publicações em periódicos ocorrida na quinta-feira, 9, durante o Seminário Avaliar Para Avançar em Brasília, despertou a atenção do público especializado para a necessidade da internacionalização da produção científica brasileira. A questão foi levantada pelo ex-membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (Cnpq), José Luiz Fiorin. O evento foi promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), no Hotel Naoum Plaza, nos dias 9 e 10 de novembro.
Fiorin acredita que o debate ocorrido no seminário poderá gerar políticas que favoreçam o aumento da divulgação internacional da produção científica brasileira. "A produção científica de um curso de pós-graduação é a melhor forma de avaliar a qualidade do ensino. A divulgação internacional precisa crescer mais", destacou.
Cientistas de todo o país, reunidos no seminário para discutir políticas que possam incentivar a pós-graduação brasileira, foram unânimes quanto à importância da divulgação da produção científica nacional. Além da publicação de periódicos, temas como mestrado profissional e inclusão social também foram levantados no seminário. Algumas medidas, como a adoção da inserção social como critério para a avaliação dos cursos, já foram anunciadas e serão adotadas a partir de 2007. (Ana Guimarães Rosa)