Notícias
Selecionados bolsistas para Alemanha
Um total de 88 candidatos foi selecionado para receber bolsas de estudos para doutorado integral ou doutorado-sanduíche (estágio de doutorando) na Alemanha. Eles vão participar de programa realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A formação de docentes e pesquisadores de alto nível para o meio acadêmico e de pesquisa no Brasil é o principal objetivo desse programa, que visa ainda, a aproximação da cooperação científica entre os dois países. As inscrições foram encerradas em 24 de fevereiro, com a participação de 158 candidatos.
A seleção final foi realizada durante reunião da comissão mista integrada por representantes da Capes, Daad e CNPq e consultores científicos, realizada na sede do CNPq, em Brasília, no último dia 6. O trabalho de seleção incluiu também uma série de entrevistas com candidatos, realizadas em diversas cidades brasileiras. A distribuição das bolsas aos candidatos aprovados será realizada de acordo com os critérios estabelecidos por cada uma das três agências, levando em conta itens como duração da estada, áreas preferenciais, e idade limite.
Todos os bolsistas selecionados terão direito a participar de um curso de alemão, na Alemanha, antes do início da pesquisa. A duração do curso será estabelecida de acordo com os conhecimentos desse idioma, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã. (Fátima Schenini)