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Lançada nova edição da RBPG
Acaba de ser lançado o novo exemplar da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). A edição mostra
alguns avanços recentes, como a inclusão de artigos sobre a colaboração científica internacional, a
adoção do sistema de avaliação dos artigos encomendados e a submissão da Revista ao processo de
avaliação de periódicos da coleção SciELO. A expectativa é que as modificações ampliem o debate em
torno da inserção internacional dos programas de pós-graduação e o aprimoramento dos critérios
científicos adotados.
Nove artigos são publicados neste número. O primeiro texto, de autoria de Eloir Schenkel et
al., mostra a evolução da pós-graduação em Ciências Farmacêuticas enfatizando a importância do
sistema de avaliação implantado em meados da década de setenta. Dilvo Ristoff e Jaime Giolo assinam
o segundo artigo sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior brasileira (Sinaes). O
terceiro artigo, de Isabel Canto e Janet Hannah, tem como pano de fundo a parceria entre a Capes e
o Conselho Britânico, mostrando que, apesar das dificuldades econômicas ainda imporem barreiras aos
grupos de pesquisa envolvidos nesse tipo de parceria, a colaboração entre o Brasil e os países
desenvolvidos avançou além da forma tradicional.
Brasilmar Ferreira Nunes, na seção Experiências, faz um exame bastante cuidadoso sobre a
implantação do Acordo Capes/Cofecub em 1978, envolvendo pesquisadores brasileiros e franceses.
Segundo o autor, essa modalidade de cooperação foi bastante eficiente no apoio à formação de
pesquisadores de alto nível em todo o Brasil. O quinto artigo, de Alfredo Celso Fantini et al.,
debate a questão da interdisciplinaridade e as limitações do atual sistema de avaliação da Capes.
Na seção Debates, Oswaldo Hajime Yamamoto discute o desenvolvimento da pós-graduação,
considerando as diversas atribuições dos acadêmicos. O sétimo artigo deste número, de Sheila Maria
Doula e Renato Santos de Souza, faz parte de um projeto da área de Ciências Agrárias que tem por
objetivo traçar um diagnóstico do setor ampliando assim o debate na área.
A oitava contribuição, de autoria de Ronir Raggio Luiz, apresenta uma proposta preliminar de
avaliação da qualidade da produtividade acadêmica. Dando continuidade ao debate sobre o mestrado
profissional, Renato Janine Ribeiro, Diretor de Avaliação da Capes, conclui este número da RBPG
apontando as diferenças entre o mestrado profissional e a pós-graduação lato sensu. (Assessoria de
Imprensa da Capes)