Notícias
Escola de Altos Estudos receberá projetos durante todo o ano
A Escola de Altos Estudos vai selecionar dez projetos este ano. Eles receberão R$ 150 mil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) para trazer professores estrangeiros de alto nível ao país e, assim, qualificar seus programas de pós-graduação. Os cursos de pós-graduação poderão apresentar projetos à Escola de Altos Estudos durante todo o ano. É o que determina o Edital nº 23/06 da Capes, publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 2. O documento modifica as regras anteriores, que estabeleciam o prazo para a inscrição de programas em 1º de outubro.
Segundo o coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Leonardo Rosa, a mudança foi feita porque as propostas exigem uma série de medidas que podem levar tempo. "As propostas devem ser aprovadas no âmbito da instituição que oferecerá o curso e devem conter uma carta de aceitação do professor estrangeiro que virá ao Brasil", explica.
Outra alteração prevista no edital refere-se aos cursos de pós-graduação que podem concorrer ao programa. O novo texto determina que, preferencialmente, os cursos com conceito cinco, seis ou sete nas avaliações feitas pela Capes podem enviar projetos. A regra anterior delimitava a participação só de cursos com notas entre cinco e sete. Rosa diz que cursos com avaliações três ou quatro também podem apresentar bons projetos.
Cooperação acadêmica - A escola pretende fomentar a cooperação acadêmica internacional em cursos de pós-graduação stricto sensu (que exigem apresentação de dissertação ou tese) de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O programa promoverá a visita de professores e pesquisadores ao Brasil, para apoiar projetos de pós-graduação. "A idéia é intensificar a presença brasileira no circuito acadêmico internacional trazendo importantes nomes da ciência mundial", diz o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Os projetos devem indicar o nome e o currículo do professor estrangeiro a ser convidado, a justificativa do convite, carta do professor demonstrando interesse e características do curso que será ministrado. As propostas devem ser enviadas para o endereço eletrônico altosestudos@capes.gov.br ou pelos Correios para a Capes: Esplanada dos Ministérios, Bloco L, anexo 1, sala 205 - CEP 70047-900, Brasília (DF). As propostas aprovadas podem ser ampliadas para outros cursos de pós-graduação. O coordenador de Cooperação Internacional da Capes diz que as aulas dos professores estrangeiros serão veiculadas na internet. (Flavia Nery, Assessoria de Comunicação do MEC)